segunda-feira, 17 de outubro de 2016

   Utilizando o VirtualDub, software livre para edição de vídeos, descobrimos como cortar a quantidade de frames de um vídeo. Após encontrarmos no YouTube um vídeo satisfatório contendo 1 minuto e 19 segundos de duração, baixamos no formato .avi e abrimos os quadros no programa. Originalmente o vídeo possuía 3868 frames. Cortando e processando apenas 1 em cada 4 frames, foi possível reduzir a película para 955 frames com minimizada perda de continuidade.

Print da tela do programa com ferramenta utilizada

   Nossa meta era uma película com 600 frames que seriam impressos em um total de 100 folhas de papel A4. Porém, como o curta selecionado possui formato widescreen, foi necessário reduzir o tamanho do quadro para manter a proporção - 105 mm de diagonal, aproximadamente 4", sendo então possível montar 10 quadros em cada folha de papel A4. Assim, teremos toda a película impressa em apenas 96 páginas, atingindo um valor mais satisfatório que a meta originalmente estabelecida.

Após exportar cada quadro como uma imagem no formato .jpeg, passou-se à montagem da película utilizando o programa Microsoft Excel. 

Primeira folha da película

   Ajustadas as margens, linhas de corte, colagem e sequenciamento, foi impressa e dividida a primeira página para teste.

Tira de avaliação
   
   Após toda a montagem, teremos um carretel com 57 m linear de película!

  8% dos quadros já foram processados. Espera-se completar esta etapa ainda nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário