domingo, 25 de setembro de 2016

PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PROJETO - SEMANA 1

ESCOPO

   O nome Roda de Genebra é derivado dos primórdios da utilização do mecanismo, em meados do século XVIII, em relógios suíços, inclusive pelo fato da cidade ser um polo da relojoaria nacional. Também conhecida como cruz de malta, devido ao seu formato, o mecanismo se baseia numa engrenagem capaz de transformar um movimento de rotação contínuo numa rotação intermitente.
Foi utilizada posteriormente em projetores de cinema, por volta de 1896, afinal filmes são transmitidos continuamente mas a exibição em si é através de quadros, intermitentemente, sendo pioneiros nessa utilização do mecanismo Oskar Messter e Max Gliewe.
Baseada nessa utilização que nosso projeto se inicia, visando a construção de uma roda de genebra que demonstre primitivamente como é feito esse processo da troca de quadros nos projetores de cinema mais antigos. O objetivo do trabalho é exclusivamente didático, visando a demonstração e maior explicação de um mecanismo pouco conhecido pelo público em geral, mecanismo este que o grupo considera não só interessante como importante, devido ao seu pioneirismo e, teoricamente, simplicidade.

DISCUSSÃO DA PRIMEIRA SEMANA

   Na aula passada, o grupo se reuniu para discutir as diretrizes do projeto. Foram pautadas várias possíveis utilizações para a exemplificação do mecanismo, dentre o mais simples possível sem nenhuma utilidade apresentada em si até a utilização em churrasqueiras, por exemplo. Após várias discussões de ideias e conceitos, foi priorizada a demonstração do mecanismo em seu uso no cinema, em projetores antigos, visando apresentar em miniatura e de maneira mais simplória uma pequena exemplificação mecânica do aparelho encontrado nas máquinas do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário